Antiga Tecelagem Jafet vai virar supermercado

Antiga Tecelagem Jafet vai virar supermercado

Uma área com 30 mil m2, da antiga Fiação, Tecelagem e Estamparia Ipiranga Jafet, símbolo da industrialização do Ipiranga e do Brasil, será transformada em empreendimento de uma rede de supermercados.

A construção fica entre as ruas dos Patriotas, Agostinho Gomes, dos Sorocabanos e Silva Bueno e se divide em dezenas de galpões industriais, hoje locados para empresas têxteis e distribuidoras de produtos, como bebidas.

O nome da rede que ocupará o local a partir do ano que vem não foi divulgado por acordo de confidencialidade, mas pronuncia-se aqui e ali o nome do Assaí Atacadista.

“Não são informações oficiais. No momento, nada confirmado do Assaí para este terreno”, respondeu a rede atacadista, quando questionada.

O terreno em questão pertence à família Jafet, que veio do Líbano e praticamente fundou o bairro do Ipiranga, e será cedido ao empreendimento por 20 anos, mediante locação. Os valores do negócio são sigilosos.

Os atuais inquilinos, alguns deles presentes desde o fim da tecelagem dos Jafet, há mais de 50 anos, se comprometeram a desocupar os galpões até o fim deste ano.

Alguns serão reposicionados ali mesmo no conjunto local, em galpões hoje vazios, como é o caso da Pirâmides, distribuidora de bebidas. Outros deixarão definitivamente as instalações ou por falta de espaço ou de enquadramento na lei de zoneamento, que transformou a região em área de residência e comércio, proibindo indústrias. Estão nesse grupo a Itema, de tecidos, e a Ultralaser, de moldes para embalagens.

A mudança não inclui o edifício do Fórum de Justiça do Ipiranga, na esquina da Patriotas com a Agostinho, que também pertence aos Jafet. Não é sabido o futuro do edifício do Tribunal de Justiça de SP, na Sorocabanos.Embora os arquivos da Justiça ali depositados tenham sido removidos, restou ainda porção ocupada pelo administrativo do TJ-SP.

As transformações no “quadrilátero”, como os Jafet chamam aquele conjunto com cerca de 100 mil m2, foram detalhadas por Basílio Jafet, que comanda os negócios da família.

VEJA TAMBÉM

Família Jafet cede galpões históricos no Ipiranga para construção de edifícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *